Este é um exame no qual o patologista emite uma segunda opinião sobre um laudo anatomopatológico ou citopatológico já diagnosticado.
O médico requer que as lâminas sejam reavaliadas, seja porque os achados anatomopatológicos estão em discordância com os achados clínicos, seja porque a evolução clínica do paciente trouxe novas dúvidas ou até mesmo para confirmação do diagnóstico.
O ideal é que sempre o bloco de parafina também seja enviado, pois qualquer procedimento complementar como imuno-histoquímica poderá ser realizado.
Manter a guarda em recipientes rígidos para evitar danos.
A requisição médica é um documento e deve ser preenchido corretamente, com letra legível, deve estar assinada e conter o nome do médico solicitante, CRM, carimbo e seu telefone para contato.
Se o exame for do LABPAC não precisa solicitar lâminas e blocos, os mesmos já se encontram em nossos arquivos.
Se for de outro Laboratório providenciar a retirada de lâminas e blocos, para posterior envio ao LABPAC.
Deve obrigatoriamente conter nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico, identificação do material, topografia anatômica do mesmo.
É imprescindível que o laudo anatomopatológico original acompanhe o exame de revisão, pois a macroscopia (descrição do material) estará lá registrada, bem como o diagnóstico do médico patologista. É recomendável enviar uma cópia com o parecer do patologista revisor para o Laboratório de origem.
O material seja em lâminas ou em blocos, está absolutamente estável, não deteriorando e não apresentando nenhum risco de contaminação. Pela sua importância, deve-se acondicioná-lo de modo seguro para que não se perca, pois muitas vezes é o único material que representa a lesão de um paciente.
Nossos agentes logísticos retiram os materiais nos Hospitais conveniados, estão preparados e treinados com Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – MOPP utilizando os meios necessários para sua segurança e do material.
Poderão ser entregues pessoalmente.
2016 | LABPAC | Todos os direitos reservados.