EXAMES REALIZADOS

IMUNO-HISTOQUÍMICA

IMUNO-HISTOQUÍMICA

Refere-se ao processo de localizar antígenos (e.g. proteínas) em tecidos, explorando o princípio da ligação específica de anticorpos a antígenos no tecido biológico.

A técnica imunohistoquímica se baseia numa reação antígeno-anticorpo. Para identificação de uma proteína (antígeno) específica, um determinado anticorpo reconhecerá um determinado antígeno. O anticorpo primário liga-se ao antígeno específico, que por sua vez é reconhecido por um anticorpo secundário ao qual se liga um complexo enzimático (complexo avidina-biotina-cromógeno) ou polímero com amplificação. A substância cromogênica, em geral a diaminobenzidina, confere à reação positiva uma coloração acastanhada.

O bloco de parafina, contendo o material processado histologicamente, é resfriado em congelador e cortados em micrótomo rotativo de 3 a 4 μm de espessura. As fitas de parafina obtidas no processo de corte pela microtomia são colocadas em lâmina previamente tratada com o 3-aminopropiltrietoxisilano (APTS), levada à estufa a 60o C permanecendo por 24 horas para melhor adesão do tecido. Posteriormente segue o fluxograma ao lado.

Realizamos exames de imuno-histoquímica em casos originalmente realizados em nosso Laboratório, ou em material cujo exame histopatológico ou citológico tenha sido realizado em outro Serviço. Neste último caso, o material (bloco de parafina) deve ser enviado ao nosso endereço. A amostra não precisa ser refrigerada, ela deve ser acondicionada em recipientes com paredes rígidas para evitar possíveis danos.

A requisição médica é um documento e deve ser preenchido corretamente, com letra legível, deve estar assinada e conter o nome do médico solicitante, CRM, carimbo e seu telefone para contato.

Deve obrigatoriamente conter nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, nome da mãe, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico.

Lembrar sempre de informar as hipóteses clínicas, resultados de exames de imagem relacionados e exames (anatomopatológicos ou outros) pregressos relevantes.

As amostras podem ser potencialmente infectantes até sua fixação. Devem ser manuseadas conforme as normas existentes. Informar ao LABPAC se houver risco infectante adicional (por exemplo: portadores de HIV, Hepatite C, etc).

Nossos agentes logísticos retiram os materiais nos Hospitais conveniados, estão preparados e treinados com Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – MOPP utilizando os meios necessários para sua segurança e do material.

Poderão ser entregues pessoalmente.

Trabalhamos com um prazo máximo de 05 dias úteis para a entrega de resultados normais ou conforme contrato acordado. Exames de urgência em até 24h.

LABPAC
Rua Calixto da Mota, 72 - Vila Mariana
São Paulo - SP - 04117-100
Telefones: (11) 3284-2622 | (11) 3938-2724
recepcao@labpac.com.br
www.labpac.com.br

2016 | LABPAC | Todos os direitos reservados.